Posted by Administrador

O vocábulo “shekinah” é uma transliteração da raiz hebraica “shkn” que significa habitar. Refere-se à glória visível de Deus habitando no meio do seu povo. Usa-se este vocábulo para designar a presença radiante de Deus, como vista na coluna de fogo, no Monte Sinai. Embora a palavra “shekinah” não apareça na Bíblia, há alusões à glória de Deus (“shekinah”) em diversas passagens.

Segundo o Dicionário Bíblico Vida Nova – Derek Williams,  Define Shekinah como – A manifestação visível da glória de Deus. Embora as escrituras neguem a existência de qualquer localidade permanente para Deus, descrevem, simultaneamente com a Sua transcendência, a Sua “glória”, ou presença apreensível. A glória pode ser expressada no “rosto” de Deus, no Seu “nome” (Ex 33.18-20). A Shekinah diz respeito à nuvem que cercava a glória (Êx 40.34), parecia uma nuvem pesada através da qual saem relâmpagos (Êx 19.9,16).

A Shekinah apareceu pela primeira vez quando Deus conduziu Israel para fora do Egito e o protegeu por meio de “uma coluna de nuvem e de fogo”. A nuvem cobriu o Sinai (Ex 24.16) enquanto Moisés se comunicava ali com Deus. A nuvem encheu o tabernáculo (Êx 40.34-35; cf. Rm 9.4); e o uso pós-bíblico, portanto, designou essa manifestação permanente e visível como “shekinah”, “habitação” [da presença de Deus]“.

 

Fonte:

http://www.instituteffl.com/moodle/mod/resource/view.php?id=1084

http://jdruby.files.wordpress.com/2012/03/pillar_fire.png